O Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, encerrou suas colisões de próton-próton deste ano.
Agora, os cientistas do CERN, o laboratório europeu que controla o LHC, se preparam para um experimento inédito que pode ajudar a desvendar o desenvolvimento do universo.
O Acelerador vem sendo operado em ciclos, sendo desligado ou trocando o foco de suas colisões. Após 180 dias de funcionamento e 400 trilhões de colisões entre prótons, ele realizou suas últimas colisões do tipo na tarde de domingo, dia 30 de outubro. Elas devem ser retomadas no ano que vem.
Agora, pelas próximas semanas, os experimentos analisarão os dados completos de 2011 e se prepararão para quatro semanas de colisões de íons de chumbo. Esse mesmo experimento foi realizado em 2010, porém, agora, os cientistas querem tentar também algo inédito: colidir prótons com íons de chumbo.
Essas colisões poderiam ajudar a desvendar mistérios do chamado plasma de quark-gluon, a sopa primordial de partículas que deu origem à matéria do universo.
Talves os esperado que é desvendar os grandes misterios de como,quando e oque aconteceu a milhões de anos atras com o universo

Nenhum comentário :
Postar um comentário