Quando anunciou um pacote de novidades no seu serviço Analytics, há cerca e um mês, o Google deu uma boa notícia a empresas em busca de uma boa ferramenta para medir a audiência instantânea de seus sites na web. O Analytics passou a medir o número de visitantes em tempo real, uma função que ainda está em fase de testes mas já pode ser usada.
Embora haja outras ferramentas com recursos mais avançados para a medição de audiência na internet, o Google Analytics mantém ampla liderança nessa área. Dados da empresa especializada Cardinal Path indicam que ele é usado por 45% das 500 maiores corporações dos Estados Unidos. Entre os sites de varejo, sua participação é de 64%.
Naturalmente, o fato de o Google Analytics ser gratuito – ao menos para sites com até 5 milhões de visitas por mês – é um atrativo. Além disso, ele é uma opção natural para quem faz campanhas publicitárias por meio do sistema de anúncios do Google. Mas Stéphane Hamel, especialista da Cardinal Path, diz a principal razão para o sucesso é que ele funciona bem.
“É veloz, simples, flexível, confiável e complementado por um amplo ecossistema de conhecimentos, serviços e ferramentas auxiliares”, escreveu ele no blog da empresa. Sem a medição instantânea, porém, o Analytics não atendia a sites que publicam informações em tempo real. O serviço fornecia dados com horas de atraso, que não serviam como base para ações imediatas.
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